Rio de Janeiro - Elizabeth Bishop e Lota de Macedo Soares

Escritora norte-americana e paisagista brasileira experimentaram o momento mais criativo de suas vidas profissionais quando viveram juntas, na capital carioca

O Estado de S.Paulo

06 Junho 2017 | 04h30

Quando visitou o Brasil, em 1951, a escritora norte-americano Elizabeth Bishop planejava ficar algumas semanas. Acabou ficando 15 anos. É que nesse primeiro contato, a poetisa conheceu Lota de Macedo Soares, paisagista e urbanista brasileira, com quem viveu uma grande história de amor -- e que inspirou o filme Flores Raras, estrelado por Gloria Pires como Lota.

 

Enquanto estiveram juntas, experimentaram o momento mais criativo de suas vidas profissionais e foi Petrópolis, na Casa Grande da Fazenda da Samambaia, o primeiro projeto de Lota, o cenário dessa paixão. Não é possível visitá-la, apenas observá-la de longe, mas na capital, o Aterro do Flamengo tem assinatura de Lota e é um ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro. Ele funciona como um complexo de lazer e oferece uma série de atividades culturais e esportivas ao ar livre. Confira a programação em bit.ly/2qLrxq8.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.