PUBLICIDADE

Saiba quais são os melhores hotéis de luxo do mundo

Cerimônia do prêmio Virtuoso Best of the Best entregou 10 títulos ontem em Las Vegas, nos Estados Unidos

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
O Hotel Four Seasons George V, em Paris, vencedor do prêmio de Hotel do Ano em 2019. Foto: Four Seasons/Divulgação

No mundo da hotelaria de luxo, toda preocupação com detalhes e qualidade é pouca para satisfazer uma clientela exigente, que não se surpreende com facilidade. Imagine então o que deve fazer um estabelecimento desse nicho para ser eleito um dos melhores do mundo. Ontem, em Las Vegas (Estados Unidos), o prêmio Virtuoso Best of the Best nomeou os campeões em dez categorias.

PUBLICIDADE

A premiação, que ocorre todos os anos nos EUA, reúne empresas de hotéis, linhas de cruzeiros, operadoras de turismo e consultores de viagem, no evento que é considerado o mais importante da indústria do luxo. À frente dela está a Virtuoso, uma rede global de agências de viagens e experiências de luxo com mais de 20 mil consultores que atuam em 50 países em todos os continentes.

Entre as categorias, há algumas dedicadas a experiências gastronômicas ou a programas de bem-estar, por exemplo. Mas nenhuma tem tanto prestígio quanto o prêmio de Hotel do Ano. 

Veja a seguir os 10 hotéis premiados em 2019.

Hotel do Ano: Four Seasons Hotel George V (Paris, França)

O grande vencedor tem serviço impecável, uma expressão da excelência da hospitalidade de luxo. Seus três restaurantes são estrelados pelo Guia Michelin: o Le George e o L’Orangerie, ambos com uma estrela, e o Le Cinq, com três estrelas. Decorado com obras de arte e antiguidades, ele acaba de estrear um spa com piscina coberta e programas de fitness que incluem um circuito de corrida que percorre lugares icônicos da capital francesa, como o Museu do Louvre e a Torre Eiffel.

Melhor Design: Rosewood Hong Kong (Hong Kong, China)

Publicidade

Com uma torre de vidro que se destaca em Victoria Dockside, área da orla de Hong Kong com perfil descolado, o Rosewood chamou a atenção da Virtuoso pelo equilíbrio entre as estéticas ocidental e asiática. A decoração combina estampas de baguá chinês em tapetes e paredes e pendentes de iluminação franceses forradas de malha de cobre. Obras de Damien Hirst e uma escultura de um elefante indiano em tamanho real completam o cenário.

Melhor Experiência Gastronômica: La Reserve Paris Hotel & Spa, com o Restaurante Le Gabriel (Paris, França)

O Le Gabriel ocupa uma sala de jantar dourada dentro da mansão do século 19 que abriga o hotel La Reserve. Com duas estrelas Michelin, o restaurante traz versões modernas de clássicos franceses, com acento bretão, preparadas pelo chef Jérôme Banctel. Pombo com cacau e trigo sarraceno e coração de alcachofra com coentro estão no menu.

Le Sirenuse Champagne Bar, na Flórida (EUA), melhor bar de hotel pelo prêmio Virtuoso de 2019. Foto:

Melhor Bar: Four Seasons Hotel at The Surf Club, com o Le Sirenuse Champagne Bar (Surfside, Flórida, EUA)

PUBLICIDADE

O prêmio valoriza bares de hotel que sirvam drinques inovadores e sirvam como ponto de encontro, em ambientes “para ver e ser visto”. O vencedor emula, em plena Flórida, o clima dos bares de aperitivo da Costa Amalfitana. Um lounge que ocupa um antigo salão de baile serve grappas, licores e coquetéis em copos venezianos feitos artesanalmente.

Liderança em Turismo Sustentável: Emirates One&Only Wolgan Valley (Wolgan Valley, Austrália)

Em uma fazenda de 7 mil hectares resgatada da degradação, o resort reúne em seus jardins cangurus, wombats e outros animais selvagens. As experiências se concentram em atividades ao ar livre, como passeios guiados em áreas repletas de vagalumes, plantio de árvores e observação de animais noturnos ou do céu cheio de estrelas. A certificação internacional de carbono zero foi a primeira dada no mundo a um resort. 

Publicidade

Melhor Programa Familiar: Grand Velas Riviera Maya (Playa del Carmen, México)

As famílias participam de atividades como passeios a cavalo, bodyboard e mergulho com snorkel; depois, relaxam na piscina ou no spa, que tem um menu de tratamento para crianças. O Kids’ Club oferece contação de histórias, filmes e jogos para crianças com idades entre 4 a 12 anos; para os adolescentes, há karaokê, mesas de bilhar e pistas de dança. As acomodações familiares ficam perto da piscina e da praia, e um "baby concierge" tem de tudo, de carrinhos a mamadeiras, além de providenciar babás, quando necessário.

Melhor Programa de Bem-Estar: Miraval Arizona Resort & Spa (Tucson, Arizona, EUA)

O Miraval ajudou a criar o conceito atual de spa resort e a unidade conceito da rede continua a ditar tendências. Os hóspedes escolhem entre mais de 100 workshops, aulas e atividades que incluem culinária, exercícios em grupo ou invididuais, apicultura e até mesmo equinoterapia. Refeições gourmet saudáveis e sessões de massagem e acupuntura ajudam os hóspedes a seguir uma linha de bem-estar.

Melhor Novato (adicionado ao portfólio da rede Virtuoso após abril de 2018): Montage Los Cabos (Cabo San Lucas, México)

Este retiro contemporâneo oferece uma abundância de experiências memoráveis. Os hóspedes têm duas opções de restaurantes para beber e jantar, podem usufruir de um campo de golfe com 18 buracos, desfrutar de tratamentos de spa inspirados em Baja e praticar snorkel e paddleboard na baía de Santa Maria – um santuário marinho e uma das poucas praias aptas ao nado na região.

Melhor Embaixador de Hotéis Virtuoso: Carlos Quereda, Querido Representation Co. (Espanha)

Publicidade

O prêmio é dado a um executivo (que não seja gerente geral ou managing director) que veste a camisa da Virtuoso e se empenha para promover a marca, seus consultores e propriedades. Quereda está há 10 anos no Marbella Club, na Costa do Sol, na Espanha, onde transforma os hóspedes e funcionários em amigos douradouros do hotel. Um craque em hospitalidade, que agrada viajantes que buscam propriedades com alma própria.

Suíte do hotel Mandarin Oriental Hyde Park, em Londres Foto: Mandarin Oriental/Divulgação

Hotelier do Ano: Amanda Hyndman, Mandarin Oriental Hyde Park (Londres, Inglaterra)

A gerente premiada tem um currículo invejável: em 30 anos de carreira, passou por alguns dos hotéis mais respeitados do mundo, incluindo o flagship da rede Mandarin em Bangkok, onde foi a primeira mulher a ocupar o cargo de gerente-geral. Hyndman chegou à propriedade do Hyde Park em junho de 2018, uma semana após a conclusão de uma reforma de dois anos e dois dias antes de um incêndio fechar o hotel. Durante o tempo de reformas, que durou nove meses, a executiva fez movimentações de equipe e conseguiu resistir sem fazer qualquer demissão. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.