J.F.Diorio
J.F.Diorio

Santiago

Parque Forestal

O Estado de S.Paulo

23 de abril de 2013 | 02h10

Espaço cobiçadíssimo do centro da cidade, o centenário Parque Forestal, às margens do Rio Mapocho, é um dos mais tradicionais da capital chilena. Além de área de lazer, serve como palco para contemplar o pôr do sol que ilumina os Andes. Entre seus bosques de plátanos ficam os dois principais museus da cidade (e talvez do país), cuja entrada é grátis aos domingos. O Museu Nacional de Belas Artes (mnba.cl ) tem mais de 3 mil peças, com destaque para artistas locais como Camilo Mori. Ao lado, o Museu de Arte Contemporânea (mac.uchile.cl) exibe mostras atuais, como as xilografias da sueca Karin Oldfelt Hjertonsson, em cartaz até 26 de maio.

LEIA TAMBÉM >Lima

City tour

spicychile.cl

Duas vezes ao dia, às 10 e às 14 horas, os guias do Spicy Chile (spicychile.cl) conduzem, em inglês, três opções de caminhada pela capital. O mais básico, "Good Morning Santiago", percorre 15 pontos, como a catedral, o Palácio La Moneda (sede do governo) e a Plaza de Armas. Ao final, deixe o quanto achar que vale o tour.

Para quem prefere mais conforto, a administração do bairro de Providencia oferece um tour em ônibus de dois andares, aos sábados e domingos. O passeio dura 2 horas e passa pelas principais ruas da região - o guia apresenta, em vários idiomas, monumentos e edifícios importantes do caminho. Inscreva-se pelo informacionturistica@providencia.cl.

Parque das Esculturas

Avenida Santa Maria, 2201

À beira do Rio Mapocho, pertinho da estação Pedro de Valdivia, está o Parque das Esculturas, com 30 obras espalhadas em 20 mil metros quadrados. Trabalhos em concreto, aço e madeira de artistas como Juan Egenau e Claudio Girola fazem deste um ótimo passeio em dias ensolarados.

Museu da Memória

e dos Direitos Humanos

museodelamemoria.cl

Relembrando a história recente, principalmente o período da ditadura de Augusto Pinochet, entre 1973 e 1990, o Museu da Memória expõe as agruras sofridas pelas vítimas e suas famílias. Todo o conteúdo do moderníssimo edifício procura estimular a reflexão e o debate sobre a importância da tolerância para que fatos assim nunca mais se repitam.

Cinema Alternativo

fundacionbalmaceda.cl

Há mais de 10 anos a Fundação Balmaceda oferece cinema alternativo e gratuito todas as terças-feiras do ano. A seleção contempla produções europeias e asiáticas mais intelectuais. Com legendas em espanhol, boas para treinar o idioma. / FELIPE MORTARA

Tudo o que sabemos sobre:
É grátis, Viagem, Santiago

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.