São trilhos passados

Após muitas curvas em estradas que cruzam campos verdes, você chega a Petworth, a 85 quilômetros de Londres. Ao dar de cara com a charmosa Old Station (old-station.co.uk), vai perceber que, mesmo sem sair do lugar, é possível voltar no tempo. Esta simpática hospedaria funciona - como o nome indica - numa estação de trem de 1892.

O Estado de S.Paulo

13 Novembro 2012 | 02h09

Embarque na viagem escolhendo uma das oito suítes dentro de quatro antigos vagões construídos entre 1912 e 1923 e aposentados há quase 50 anos. Todos pertenceram à Pullman Railways e trafegaram por trilhos internacionais durante as décadas em que estiveram a serviço do Venice Simplon Orient Express, ligando Londres a Istambul.

Acostumados a receber a primeira classe desde aquela época, os confortáveis vagões foram completamente restaurados e adaptados. Como o padrão das composições naquela época já era de luxo, não espere menos do que espaços bem aconchegantes e com madeiras caprichosamente trabalhadas. Os banheiros, espaçosos, têm até banheira.

Os vagões estão espalhados pelo bem cuidado jardim, que costuma ficar lindíssimo na primavera. No próprio prédio da estação há duas suítes, além de espaço para o café da manhã (que tem fama por lá), incluído na diária, que custa entre 46 e 99 libras por pessoa (R$ 150 e R$ 321).

Não se espante se for surpreendido por uma fatia de bolo e chá, oferecidos como boas-vindas pelo simpático proprietário Gudmund Olafsson. Quem tem a sorte de pegar um dia de tempo bom - na sempre úmida Inglaterra - pode contar com café da manhã servido no jardim. Embora a cozinha não fique aberta durante a noite, bem pertinho dali há um pub com boas opções. Aos amantes de trens e de outras boas leituras, uma farta biblioteca fica à disposição dos passageiros. Ou melhor, dos hóspedes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.