Seguindo o rastro da tocha na reta final

Após rodar quase 13 mil quilômetros pelo mundo, passar pelas mãos de mais de 8 mil pessoas - entre atletas, artistas e celebridades - a tocha olímpica encerrará seus 70 dias de turnê pelo Reino Unido na sexta-feira, dia 27, em pleno Estádio Olímpico de Londres. Para recebê-la de volta à cidade-sede dos Jogos uma grande festa será realizada na véspera no Hyde Park, com shows de Mark Ronson, Katy B e Elisa Doolittle, entre outros. Ingressos custam 15 libras (R$ 47) e estão à venda no ticketmaster.co.uk/coca-colacelebrations.

FELIPE MORTARA, O Estado de S.Paulo

17 Julho 2012 | 03h09

Até lá, a rota da tocha ainda inclui outras cidades e condados próximos à capital - o melhor, com programação gratuita. Depois de Stonehenge, onde o velocista Michael Johnson foi escolhido para erguê-la para a foto, no dia 12, será a vez de Maidstone receber a estrela dos Jogos, na quinta-feira. Quem estiver por lá pode aproveitar para conhecer o Leeds Castle (leeds-castle.com, entrada a 20 libras ou R$ 63), que, com 900 anos de existência, se autodenomina "o castelo mais adorável do mundo".

Já no Danson Park, em Bexley, por onde a tocha passa domingo, a dica é ver o Charter Oak, uma das árvores mais belas e antigas do Reino Unido. No dia seguinte, Ealing será o ponto de parada. Ali, vale dar uma esticada até os antiquíssimos estúdios de cinema do Ealing Studios - agende a visita no ealingstudios.com.

No dia 25, Haringey será o último vilarejo a receber a tocha. O local convida para ir às compras, por conta das lojas de arte e livrarias, como a Muswell Hill (muswellhillbookshop.com). Para os apaixonados por futebol, vale lembrar que é lar do Tottenham Hotspur, um dos times mais tradicionais do país. O trajeto completo da tocha você confere em london2012.com/torch-relay.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.