04 de janeiro de 2020 | 07h00
Tem quem faça roteiros de viagem pensando em apenas um ou dois bons lugares para comer e beber. E tem quem programe uma viagem inteira em torno da mesa – ou do copo.
É o caso de muitos aficionados por cervejas artesanais, que costumam visitar a Costa Oeste dos EUA ou Alemanha e Bélgica, lugares que contam com centenas de produtores da bebida.
Mas há outros lugares para os cervejeiros conhecerem – inclusive no Brasil e Argentina (o que alivia um pouco o bolso). Confira a seguir algumas sugestões para tomar “aquela” gelada.
Quem pensa na Argentina, de cara pensa em vinho – nada mais natural, dada a tradição dos vizinhos com a bebida de Baco. Nos últimos anos, porém, as geladas artesanais e bons drinques ganharam espaço na gastronomia local, especialmente em Buenos Aires. Aqui, você fica sabendo o que vale visitar na capital argentina.
Menor e menos famosa que a festa da cerveja de Blumenau, a Oktober da cidade de Igrejinha, a cerca de 90 km de Porto Alegre (RS), tem outros charmes, como o envolvimento da comunidade local (10% dos 30 mil moradores da cidade participal voluntariamente do evento) e um ar mais tradicional. Veja aqui como visitar a festa.
A Boêmia, hoje na República Checa, já fez parte da Alemanha e tem longa tradição na produção de cervejas. E o único jeito de conhecer melhor as geladas produzidas por ali é ao vivo, já que muitas delas não são exportadas. Na Rota da Cerveja, marcas locais como Medved, Hendrych, Fries Andula, Parohac, Trautenberk e Snezka são apresentadas aos visitantes.
A cidade que é sinônimo de Oktoberfest também deu origem ao Vale da Cerveja, uma região formada por 11 cidades que abrigam várias cervejarias de pequeno e médio porte. Para explorar essa região (e as bebidas), há um roteiro feito de bicicleta – o que é ótimo, você queima as calorias antes de dar o primeiro gole, que só é liberado após o fim da pedalada.
A Costa Oeste dos EUA é uma região sagrada para os apaixonados por cervejas. Uma das explicações é que a onda das geladas artesanais começou por ali, com a Anchor Brewing, do Estado da Califórnia. E uma das cidades com maior variedade de cervejas daquele pedaço é San Diego. Aqui, dicas com lugares para visitar – e beber – por lá.
É verdade que Bruxelas, capital da Bélgica, tem vários bares excelentes para os cervejeiros – entre eles o Delirium Café, que entrou para o Guinness por seu cardápio com mais de 2 mil rótulos diferentes. Mas Bruges, pertinho dali, tem o charme de uma cidade de bonecas e vários produtores locais para explorar, como a cervejaria De Halve Maan e o Museu da Cerveja. Conheça mais sobre a cidade aqui.
Conheça cervejarias abertas às visitas na Bélgica, EUA e República Tcheca. Se não puder viajar, veja onde encontrar, em São Paulo, as melhores cervejas desses países.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.