Sustos na região que virou tendência

Todos os dias dezenas de turistas fazem fila na porta do The London Dungeon, ao lado da estação London Bridge, para um passeio pelo lado sombrio da história da capital. Ali, cenas e eventos do passado são recriados com a ajuda de efeitos especiais, enquanto atores, na pele de torturadores e assassinos como Jack, o Estripador e Sweeney Todd, interagem com o público. A atração faz tanto sucesso que tem até um concorrente na mesma rua.

ANA , GASSTON, O Estado de S.Paulo

21 Fevereiro 2012 | 03h06

Para quem gosta de arrepios de verdade, recomendo driblar zumbis e fantasmas, que perambulam pela área para carregar o visitante para masmorras e calabouços, e seguir em direção ao Guy's Hospital, do outro lado da estação, na St. Thomas Street. Na frente dele, no topo de uma igreja, está o Old Operating Theatre (www.thegarret.org.uk), uma das salas de cirurgia mais antigas do mundo.

Construída em 1822, antes da invenção da anestesia e dos antissépticos, tem o formato de um teatro de arena, onde médicos iam para assistir aos procedimentos, que eram rápidos - cirurgiões podiam realizar uma amputação em menos de um minuto. O museu ao lado mostra objetos da época. Interessante e assustador.

De volta ao século 21, é hora de conhecer uma das áreas que estão virando moda. Saia do museu, passe o The Shard, o prédio mais alto da cidade, e caminhe por dois a três quarteirões na St. Thomas Street. O lugar é mesmo um tanto deserto, mas não desista. Vire à direita na Bermondsey Street, rua graciosa que tem atraído negócios e moradores.

Uma das mais recentes e importantes adições é a galeria de arte contemporânea White Cube (whitecube.com), que tem outros dois endereços na cidade e obras de importantes artistas britânicos, como Tracey Emin e Damien Hirst, e internacionais, como Gabriel Orozco, Doris Salcedo e Miroslaw Balca. Para compras, passe na Lovely and British (lovelyandbritish.com), que vende objetos de decoração, roupas, joias e lembrancinhas perfeitas da viagem.

Para comer bem, o The Garrison (thegarrison.co.uk) prepara pratos deliciosos com ingredientes da estação. O pub tem uma sala de cinema no andar de baixo. Já o The Woolpack (woolpackbar.com), apesar de não ser tão bonito, tem um jardim que é uma grande vantagem no verão.

* É jornalista, paulistana e

vive em Londres há 10 anos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.