Teste flagra destinos que ‘roubaram’ paisagens de Aruba

Viagem, Estado de S. Paulo

07 Julho 2015 | 01h06

Nos últimos anos, a Autoridade de Turismo de Aruba (ATA) suspeitou de um fenômeno curioso. Empresas de outros destinos à beira-mar estariam utilizando fotos das praias de Aruba em sua publicidade, se apropriando das belezas da ilha para se promover – e enganar turistas. O vídeo acima mostra bem o processo.

Para tirar a dúvida, o órgão de turismo acionou sua agência de comunicação, a Grey Brasil, que criou o projeto Aruba Image Bank. O fotógrafo argentino Juan Salvarredy foi contratado para clicar algumas praias da ilha, como Eagle Beach, Baby Beach, Arashi e Palm Beach. Em seguida, 25 de suas melhores fotos foram colocadas para download gratuito nos principais bancos de imagem do mundo. 

Rastreando as imagens baixadas, foi possível constatar que, entre abril e maio, as fotos foram utilizadas na divulgação de voos, hotéis e imóveis em 12 países, como Curaçau, Trinidad, Miami e Ilhas Cayman. Veja o vídeo acima.

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