Tour ao ar livre

Old San Juan (foto) é valorizada, e com justiça, por suas construções muito bem preservadas e seu charme discreto. Vasculhe as ruas de distintos paralelepípedos azuis, confira a catedral na Calle Cristo, pare para descansar um pouco na central Plaza de Armas e passeie ao longo da Calle Fortaleza até chegar à extremidade ocidental da área, onde fica a grande mansão do governador.

O Estado de S.Paulo

19 Março 2013 | 02h15

Enquanto você anda, repare nas lojinhas de souvenirs, e observe a anomalia ocasional: o que a famosa loja Dooney & Bourke está fazendo ali com suas bolsas e acessórios americanos? Eu preferi ignorar, lancei meu olhar para cima, até as varandas ornamentadas, e depois me detive à miríade de cores dos prédios ao redor, que se transformaram em uma espécie de caleidoscópio ao ar livre.

Pouco antes do anoitecer é o melhor horário para visitar o Castillo de San Felipe del Morro, uma das duas históricas fortalezas que delimitam a cidade velha. A majestosa estrutura ganha um brilho suave com o cair do sol no horizonte (o local abre diariamente até as 18h), e a panorâmica da baía com o oceano ao fundo é melhor saboreada quando as manchas rosas e laranjas pairam sobre as águas.

A construção do castelo começou em 1539, quando a Espanha ainda controlava San Juan. Foi dali que as forças espanholas conseguiram deter inúmeros ataques marítimos ao território porto-riquenho, e você pode espreitar pelas janelas onde ficavam os canhões.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.