Tour Virtual

Quem resiste ao charme de um passeio numa clássica maria-fumaça? Para nossa alegria, não é preciso ir tão longe para saborear uma viagem no melhor estilo retrô. Alguns estados brasileiros mantêm seus trens turísticos em pleno funcionamento, com tours que atravessam paisagens e cidadezinhas encantadoras. Basta garantir um lugar na janelinha e se divertir.

Bruna Tiussu, O Estado de S.Paulo

15 Junho 2010 | 02h22

Após um ano de sua revitalização, o trem do Pantanal segue oferecendo uma viagem inesquecível de Campo Grande a Miranda, no Mato Grosso do Sul. Da janelinha do vagão, o turista contempla morros, cachoeiras, cidadezinhas que abrigam tribos indígenas e, dependendo da época, a piracema em pleno Rio Aquidauana. Confira preços e saídas no pantanalexpress.com.

A maria-fumaça de 1949 não parte sem dar aquele apito característico. Faz os 18,7 quilômetros de Mariana a Ouro Preto em 50 minutos e, para uma visão privilegiada da paisagem, conta com um vagão panorâmico. O tremdavale.org traz fotos de quando a ferrovia foi construída e das estações das cidades - atrações turísticas que completam o passeio.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.