Treino e companhia para ciclistas de primeira viagem

Para quem pedala na capital, a ciclofaixa aos domingos pode ser uma boa fonte de treinamentos para a Rota Márcia Prado. O Desafio Bicicletas ao Mar (bibicreteiro.org), coordenado por André Pasqualini, propõe formar cicloturistas com uma série de 20 treinos aos fins de semana, com cicloviagens mais curtas antes de ir ao litoral. A próxima edição começa em junho e as inscrições custam R$ 250.

O Estado de S.Paulo

07 Maio 2013 | 07h15

Todo mês de dezembro o Instituto CicloBR (ciclobr.org.br), idealizador da rota, organiza seu tradicional passeio - em 2012, foram mais de 10 mil ciclistas. Para quem não quiser esperar, a Pediverde Cicloturismo (www.pediverde.com) faz descidas com guias sob encomenda (a partir de R$ 400 para até 10 pessoas), além de viagens regulares gratuitas em trajetos próximos à capital.

Não é recomendável descer por conta própria, sem a companhia de um guia ou de alguém que já tenha feito o percurso. Uma semana antes, a direção do Parque Estadual da Serra do Mar pede para entrar em contato por telefone (13- 3377-9154) ou e-mail (pesm.itutingapiloes@fflorestal.sp.gov.br), apenas para controle e instruções de segurança. A volta pode ser feita desde a rodoviária de Santos, onde os motoristas dos ônibus de linha estão habituados a transportar bikes nos bagageiros. / F.M.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.