Um jardim e 3 cidades

Diante de Valeta, do outro lado da baía, está a trinca Birgu, L-Isla e Bormla. Depois do cerco a Malta, as três cidades foram rebatizadas de Vittoriosa, Senglea e Cospicua, mas os malteses costumam se referir ao lugar como Cottonera ou simplesmente The Three Cities (As Três Cidades). As ruas apertadas, o casario e suas sacadas, as igrejas, fortes e museus são um convite para uma caminhada sem direção.

O Estado de S.Paulo

05 Junho 2012 | 03h24

De lá, é possível tomar um pequeno cruzeiro pelo porto. Do outro lado da baía estão as docas de Valeta, as fortificações da capital e o Upper Barrakka Gardens, magnífico jardim aberto ao público no século 19. Localizado em um dos pontos mais altos da capital, ele tem a vista mais deslumbrante de Malta. Antigo refúgio dos cavaleiros, hoje o local é uma dádiva para quem quer folhear um livro, tomar um sorvete ou apenas olhar os últimos 500 anos de história no horizonte.

No centro do parque há um monumento dedicado ao almirante Alexander Ball, primeiro governador de Malta. No terraço abaixo, a fileira de canhões (foto) lembra o período em que navios eram saudados com um disparo ao entrarem no porto. Desde 2004, todos os dias uma trupe de guardas paramentados descarrega um dos canhões, britanicamente, ao meio-dia. / C.D.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.