Um pacote só para você. Por e-mail

Turistas cadastram pedido em site e recebem ofertas de operadoras: economia de tempo e de dinheiro

O Estado de S.Paulo

10 Junho 2008 | 03h09

É como em um restaurante, mas o cardápio está cheio de destinos turísticos. A proposta do www.pax1.com.br, que entrou no ar há cerca de um mês, é facilitar a vida do viajante - faça o pedido e aguarde, em sua mesa, ofertas de milhares de agentes. O site existe desde 2006 nos Estados Unidos, no endereço www.compete4yourseat.com, com mais de 300 mil empresas cadastradas.A origem do nome brasileiro, Pax1, faz referência ao termo usado pelo mercado turístico para designar a palavra passageiro. Embora recente no País, o site já contabiliza quase 10 mil empresas registradas, entre agências de viagem, companhias aéreas, hotéis, operadoras, seguradoras e locadoras de veículos. Cada uma paga R$ 8 de mensalidade para ter acesso aos pedidos dos clientes, que se cadastram de graça.Depois de inscrito, o internauta precisa apenas indicar como prefere a viagem: escolhe as datas de saída e retorno, os horários e diz se precisa de hotel ou carro. O site promete enviar, em pouco tempo, as ofertas em seu e-mail. Pronto: basta selecionar a melhor proposta. Sem precisar ir aos sites de cada empresa aérea ou operadora, o viajante economiza tempo.OUTRAS DICASTambém lançado recentemente, o Rapi10 (www.rapi10.com.br) permite a busca por passagens aéreas, pacotes, hotéis e cruzeiros - e entra no mercado para disputar, por exemplo, com o Submarino Viagens (www.submarinoviagens.com.br). No Brasil, serviços semelhantes ainda podem ser encontrados em sites como o Decolar.com (www.decolar.com) e o da operadora Stella Barros (www.stellabarros.com.br).O sistema de buscas também é comum em outros sites internacionais. O Expedia (www.expedia.com), o Farecompare (www.farecompare) e o Kayak (www.kayak.com), por exemplo, podem ajudar os brasileiros a escolherem tarifas aéreas mais baratas - mas os preços são mostrados em dólar.Para aproveitar as artimanhas de turista-internauta, ainda pode ser interessante, numa viagem em família, comprar um bilhete aéreo de cada vez. A explicação é que, geralmente, os vôos têm diferentes níveis de tarifa. Quem vai adquirir mais de um bilhete corre o risco de não encontrar o número suficiente de assentos promocionais disponíveis - nesse caso, o sistema vai oferecer o valor mais alto automaticamente.

Mais conteúdo sobre:
pacotee-mailsitesinternet

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.