Vá devagar e pare em Coimbra, Óbidos, Alcobaça...

A distância entre Porto e Lisboa é de cerca de 300 quilômetros. De trem são 3 horas (€ 30), mas se não quiser apenas ver a paisagem passar, uma boa opção é alugar um carro. Fazer tudo no mesmo dia ou se hospedar no caminho fica a gosto do freguês.

O Estado de S.Paulo

15 Janeiro 2013 | 02h08

Uma parada em Coimbra vale a pena. Cidade onde nasceram seis reis, foi capital portuguesa entre 1139 e 1256. A riqueza desse passado permanece na Igreja de Santa Cruz, por exemplo, onde está o túmulo do primeiro rei, Afonso Henriques. Um dos grandes destaques da cidade é a universidade, fundada em 1290 (e transferida para Coimbra em 1537). No caminho também estão Fátima, um dos santuários mais visitados do mundo, e Alcobaça, que abriga a maior igreja do país. Dentro dela estão os túmulos de Inês de Castro e o apaixonado Pedro I (que, mesmo morta, a fez rainha).

Mais perto de Lisboa fica Óbidos, uma cidade murada, linda, igual a um conto de fadas. Dificilmente uma mulher romântica vai abrir mão de passar por lá, é bom que se diga. Há bons restaurantes no interior da muralha e o castelo foi transformado em pousada de luxo. /P.S.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.