Vai viajar? Permaneça conectado

Se você tem um smartphone, saiba que está cada vez mais simples ficar conectado, mesmo quando viaja ao exterior. Basta passar numa das inúmeras lojas de telefonia celular e pedir informações sobre um plano de dados pré-pago. Tudo o que você precisa é ter certeza que o seu telefone esteja desbloqueado.

Ricardo Freire, O Estado de S.Paulo

22 Maio 2012 | 03h10

Fora do Brasil, os chips para celular são conhecidos como simcards. Um plano de dados sempre será mais barato que um de voz - e você pode utilizar serviços como Skype, Viber e Whatsapp quando quiser telefonar. De lambuja, ainda aproveita todas as vantagens que a internet oferece (imagine poder buscar no Google, no meio da rua, aquela informação da qual muito precisa).

O esquema só não é vantajoso se você for pular de país em país durante a sua viagem. Neste caso, o melhor é procurar redes de Wi-Fi abertas para se conectar sem pagar.

* Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com

Quero combinar Barcelona, Paris e Berlim na mesma viagem. Como faço com os trechos internos? (Cristiano, São Paulo)

São trechos longos demais para trem. O ideal é incluir tudo na passagem comprada desde o Brasil. Compre com agente de viagens ou em sites que ofereçam a função "múltiplos destinos". Se cada trecho aumentar em até US$ 150 o total, vale a pena. Sai mais barato que em aéreas low cost e você mantém a franquia de bagagem.

Temos quatro dias para viajar pela região de Lyon. O que você recomenda visitar na Borgonha? (José Luiz, São Paulo)

Apesar de estar bem perto, Lyon não pertence à Borgonha. É a capital gastronômica da França. Fique dois dias. Se puder, faça uma peregrinação gourmet a Roanne, marcando um almoço ou jantar na Maison Troisgros. Para a Borgonha, monte base em Beaune, a 150 quilômetros; sugiro o Hotel de la Poste (hoteldelapostebeaune.com).

Envie sua pergunta para viagem.estadao@grupoestado.com.br

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.