Viagem Virtual

Ao lado de Essen, na Alemanha, e Pécs, na Hungria, Istambul divide o posto de Capital Europeia da Cultura de 2010. Durante todo o ano, a cidade receberá exposições, shows, mostras de cinema, literatura e teatro. Quem não puder contemplar tudo de perto pode ao menos visitar sites que colocam em evidência as tradições milenares e o rico cenário cultural da antiga Constantinopla.

O Estado de S.Paulo

30 Março 2010 | 01h53

O english.istanbul.com traz detalhes históricos dos monumentos que atraem cada vez mais turistas à cidade. Depois de visitá-lo, fica fácil entender por que o Palácio Topkapi, o Grande Bazar e a Santa Sofia são paradas obrigatórias no roteiro de qualquer viajante.

Guia indispensável para quem pretende visitar a maior cidade da Turquia em 2010. No site en.istanbul2010.org está a programação artística que promete agitar a Capital da Cultura até o fim do ano, com detalhes de cada apresentação, horários e locais. Há também links dedicados aos projetos de restauro e revitalização de museus, igrejas e outros espaços de interesse público.

Construída no século 6º como igreja, a Basílica de Santa Sofia foi transformada em mesquita e hoje funciona como museu. O imponente edifício é um dos principais exemplos da arquitetura bizantina, tendo seu interior decorado com mosaicos, esculturas e pilares de mármore. Leia mais sobre a história e o acervo deste ícone da cidade no hagiasophia.com.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.