Passeios indispensáveis para fazer em Toronto, no Canadá

Maior cidade do Canadá tem lugares certeiros para curtir arte, boa gastronomia e museus. Veja onde ir e o que fazer

PUBLICIDADE

Por Sandra Regina Carvalho 
Atualização:
O Distillery District, centro de artes, design, compras e gastronomia. Foto: The Distillery Historic District

TORONTO - Um dos filhos mais famosos de Toronto, o rapper Drake cunhou há cerca de dois anos o apelido mais cool que a maior cidade canadense já teve: The Six. A origem é a música

Know Yourself

, lançada em 2015, que tem na letra o trecho “

PUBLICIDADE

runnin’ through the 6 with my woes

” (correndo pelas seis com minhas angústias), e se confunde com a união, em 1998, dos seis distritos que formam a Toronto atual: Etobicoke, North York, Scarborough, York, East York e a própria Toronto.

Também há quem diga que o apelido vem dos códigos telefônicos de Toronto, 416 e 647. A versão que envolve o rapper, no entanto, tem um ponto a seu favor: dialoga com a vibe criativa que domina vários aspectos do cotidiano da cidade. E conquista os turistas. 

Para uma parte dos brasileiros, aliás, está mais fácil visitar o Canadá. O governo canadense passou a conceder isenção de visto a uma parcela de visitantes. Desde 1.º de maio, brasileiros que tiraram algum visto canadense nos últimos dez anos ou que tenham um visto americano válido

Publicidade

só precisam preencher uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA)

. Custa 7 dólares canadenses (R$ 17), tem validade de 5 anos ou até expirar o passaporte, o que acontecer primeiro, e o processo todo é feito online:

bit.ly/canada_eta

. A eTA só vale para entrar no Canadá por via aérea.

MAIS: Notícias sobre o Canadá

Diversidade.

A massiva presença de imigrantes na população ajuda a garantir a diversidade que torna Toronto tão confortável para os turistas. O último censo mostrou um aumento de 6,2% na população da cidade em cinco anos, entre 2011 e 2016 – um crescimento que é atribuído em parte ao aumento da imigração. 

Publicidade

Até por isso, andar por Toronto é uma experiência cultural intensa. A arte está por todos os lados, seja a dos museus e galerias, reconhecida e unanimemente respeitada, seja a que desperta controvérsia, feita na rua, nos muros, combatida pelo poder público. Um tipo de arte que combina com a atmosfera jovem da produção musical de Drake.

Nesta página, você descobre seis formas de explorar a criatividade de The Six. 

*A repórter viajou a convite do turismo de Toronto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.